Tomada de Posse da Procuradora Geral Distrital

Imprimir
Realizou-se no passado dia 17 de dezembro, no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Coimbra, a cerimónia de tomada de posse da Exma. Procuradora-Geral Adjunta, Dra. Maria José Bandeira, como Procuradora-Geral Distrital de Coimbra.
Para além da empossada e da Exma. Conselheira Procuradora-Geral da República, que presidiu, marcaram presença na cerimónia o antigo e o atual Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juízes Conselheiros António Henriques Gaspar e António Joaquim Piçarra, o Exmo. Presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Juiz Desembargador Luís Azevedo Mendes, o Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, os Exmo.s Procuradores-Gerais Distritais de Évora e Porto, membros do Conselho Superior do Ministério Público, representantes de diversas autoridades públicas civis e militares, inúmeros magistrados judiciais e do Ministério Público, oficiais de Justiça, familiares e amigos.
Depois do ato de posse tomaram a palavra a Exma. Conselheira Procuradora-Geral da República e, após, a Exma. Procuradora-Geral Distrital de Coimbra, ao que se seguiu a apresentação de cumprimentos à empossada.
A Dra. Maria José Bandeira iniciou a sua carreira de no Ministério Público em 1979, como representante do Ministério Público na extinta Comarca de Penela.
Em 1980 ingressou no Centro de Estudos Judiciários e, no ano seguinte, tomou posse como Delegada do Procurador da República na Comarca de Mangualde, onde se manteve até 1984, tendo sido transferida nesse mesmo ano para a Comarca de Aveiro.
No ano de 1995 foi promovida a Procuradora da República e colocada no Círculo Judicial de Portimão, tendo ainda nesse ano sido transferida para o Círculo Judicial de Alcobaça.
Entre 200 e 2007 exerceu funções no Círculo Judicial de Leiria, Tribunal do Trabalho, tendo sido promovida naquele último ano a Procuradora-Geral Adjunta e colocada no Tribunal da Relação de Évora.
Entre 2008 e 2009 exerceu funções no Tribunal da Relação de Coimbra.
Finalmente, foi Magistrada Coordenadora, primeiro da Comarca do Baixo Vouga, entre os anos de 2009 e 2014 e, logo após e até à sua posse como Procuradora-Geral Distrital de Coimbra, da Comarca de Coimbra.
Veja aqui o discurso da tomada de posse